segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Tendências Pedagógicas na prática escolar

Em nossa próxima aula, prevista para o dia 26/11, discutiremos acerca das TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS e a importância do conhecimento destas para a nossa prática docente. Para tanto, estudaremos o texto de Carlos Luckesi - Tendências pedagógicas na prática escolar. In: Filosofia da Educação. São Paulo: Cortez, 1994.
O texto poderá ser encontrado nos links abaixo:

http://scholar.google.com.br/scholar_url?hl=pt-BR&q=http://www.ww.w.aedb.br/faculdades/ped/Downloads/1ano/Seminario_Tendencia/LUCKESI%2520%2520tendencias_pedagogicas.doc&sa=X&scisig=AAGBfm0IHJfSzQhE59YPrjbCRzlTT_HNmQ&oi=scholarr&ei=BdKWUM67NoOe8QTZ4oDYDw&sqi=2&ved=0CB4QgAMoADAA 

http://pt.scribd.com/doc/7282553/Tendencias-Pedagigicas-Na-Pratica-Escolar 

Para trabalharmos melhor o tema, vocês terão de responder, para entregar na mesma aula, às seguintes questões:


1° Identifique os argumentos de Luckesi para propor as tendências pedagógicas e explique a principal diferença entre as tendências liberais e progressistas.

2º Como Luckesi explica as tendências liberais tradicional, renovada e tecnista, suas características em relação à concepção de mundo, de educação e de prática pedagógica?

3° Como Luckesi explica as tendências progressistas libertadora, libertária e crítico social dos conteúdos, suas características em relação à concepção de mundo, de educação e de prática pedagógica?


Bons estudos!






Nenhum comentário:

Postar um comentário